A Comunicação Unificada pode ajudar a desenvolver um diferencial competitivo forte para a empresa e principalmente em segmentos nos quais a concorrência é acirrada.

Empresas de todos os tamanhos estão sendo cada vez mais desafiadas a vencer os apertados cronogramas operacionais. Além de atender com maior rapidez e precisão às demandas dos clientes.

Equilibrar a redução de custos com o aumento da produtividade se torna um grande desafio.

Mesmo que a tecnologia avance muito, o dia continuará tendo apenas 24 horas. Neste ponto a Comunicação Unificada entra em cena.

O que é Comunicação Unificada?

A Comunicação Unificada (UC) diz respeito à integração de ferramentas de comunicação para ajudar pessoas e profissionais de diversos departamentos a trocar ideias e realizar suas tarefas com maior eficiência. O principal objetivo é otimizar os processos de negócios.

Isso significa que a organização poderá integrar ou unificar suas operações gerenciais e comerciais com uma comunicação estabelecida em tempo real.

Chamadas telefônicas, SMS, chat, videoconferências, e-mails, redes sociais e outros meios podem funcionar de forma integrada ou unificada, mantendo um banco de dados único com todos os dados das comunicações.

Por que adotar a Comunicação Unificada na empresa?

Veja alguns dos principais motivos listados abaixo:

1. Um único sistema é mantido pela equipe de TI

O departamento de TI pode ter uma redução considerável de desperdício de tempo e melhorar a produtividade. Pois os profissionais não precisarão mais monitorar diversos sistemas de comunicação. A gestão das informações ficará centralizada em uma interface única.

2. Maior segurança das informações

Hoje, uma das maiores preocupações dos gestores é com relação à proteção de dados e informações de negócios. Entretanto, com a Comunicação Unificada, isso não será mais um problema. Ela possibilita que backups e cópias de arquivos aconteçam de forma automatizada e regular, mantendo dados e informações a salvo.

3. Redução de custos no longo prazo

Mesmo que a implementação da estratégia demande investimento em equipamentos, softwares e tempo, o retorno pode ser breve. E o resultado no longo prazo será uma forte redução dos custos e despesas operacionais.

Como toda a comunicação será centralizada por meio da internet, o custo de manutenção fica mais barato em relação às inúmeras linhas telefônicas que eram necessárias anteriormente. Além disso, as informações serão mais precisas e acessadas mais rapidamente, por causa dos dados armazenados e analisados em um único local.

4. Aumenta a produtividade

Aqui é onde a Comunicação Unificada gera maior impacto, pois permite que todos os gestores e colaboradores usem aplicativos móveis para se comunicarem. Essa comunicação acontece tanto internamente quanto fora da empresa.

Essa mobilidade faz com que o trabalho seja continuado de qualquer local, independentemente do horário, eliminando a necessidade de estar sempre presente na empresa para trabalhar. Dessa forma, é possível até criar estações remotas de trabalho.

Como podemos ver, a Comunicação Unificada aproveita as tecnologias e também, por meio da internet, melhora o processo de comunicação e gera otimização das operações de negócios.