A comunicação unificada é possível através de um conjunto de ferramentas que trabalham para atender as necessidades específicas de uma organização. Indústrias e empresas de diversas áreas, podem trabalhar com um fornecedor de tecnologia para coordenar plataformas completas a fim de atender as suas necessidades. Estas soluções podem ser uma combinação dos componentes existentes com algo personalizado. Comunicação unificada também inclui usuários que simplesmente se adaptam à tecnologia e alteram os seus hábitos e a forma como utilizam os recursos que já estão disponíveis. Assim sendo, a comunicação unificada evoluiu a partir da unificação de diversos sistemas com base na comunicação.

 

Qual é o papel da comunicação unificada?

A comunicação unificada tem como objetivo superar as falhas da comunicação empresarial, com os seguintes benefícios:
Diminuir as despesas – o investimento inicial em uma infraestrutura existente pode ser suficiente ou facilmente modificável. O primeiro passo é eliminar os recursos redundantes. Minimizar viagens e custos – Eliminar custos em voos ou em locomoção, ganhando tempo com reuniões que podem ser realizadas com videoconferências.
Trabalhe em qualquer lugar – Comunicação unificada permite que você mantenha contato com o escritório quando a viagem é inevitável.

 

Como a comunicação unificada pode acontecer nas empresas?

A comunicação em tempo real se destina a reduzir ou eliminar a defasagem entre a mensagem que está sendo enviada e recebida, geralmente usando funções como chat, videoconferência e PABX IP (padrões abertos baseado em software que oferece comunicações unificadas através de uma conexão pela Internet). Aplicações de reconhecimento de voz podem ser usadas com métodos baseados em texto e em tempo real para converter voz em texto que pode ser lido na tela do destinatário. A comunicação unificada é um ótimo investimento para fazer nos negócios.