Cabeamento estruturado é um termo geral que se refere a vários tipos de cabos instalados em uma casa ou empresa para a distribuição de sinais de áudio, vídeo, telefonia e dados. Estes fios são geralmente agrupados, como cabos de rede, de áudio de fibra óptica e outras combinações personalizadas, permitindo a distribuição dos itens em todo o ambiente.

 

O cabeamento estruturado é um sistema associado a um hardware, com o objetivo de fornecer uma infraestrutura de telecomunicações. Esta infraestrutura tem uma grande variedade de usos, como exemplo, para transmitir dados através de uma rede de computadores.

 

Uma empresa bem sucedida requer flexibilidade, gerado pelo constante crescimento e a necessidade de mudanças, que exigem a reorganização das pessoas e de suas estações de trabalho. O sistema de cabeamento estruturado deve ser planejado para acompanhar as sucessivas mudanças e inserções. Um sistema de cabeamento estruturado é a base de uma rede de informações eficiente.

 

Quais são as vantagens do cabeamento estruturado?

Consistência e redução de custos: Um sistema de cabeamento estruturado significa que os cabos de dados estarão distribuídos de forma uniforme, facilitando a manutenção.  Simplificação: Sistemas de cabeamento estruturado podem suportar quaisquer alterações nos sistemas. Os problemas são menos propensos na rede, sendo mais fácil isolar e corrigir. Suporte para futuras aplicações: O sistema de cabeamento estruturado suporta aplicações futuras como multimídia, videoconferência, etc. Isolamento de falha: Ao dividir toda a infraestrutura em blocos administráveis, é mais fácil isolar e testar os pontos específicos de falhas e corrigi-las, causando a mínima interferência na rede.

 

Quais são as soluções disponíveis em cabeamento estruturado?

Um cabeamento bem projetado pode incluir várias soluções que atende diferentes finalidades e suporta múltiplos requisitos de desempenho do sistema. As opções em cobre possuem desempenho superior e fibra óptica oferece velocidade e confiabilidade, ideal para ser utilizado em grandes distâncias, melhorando a eficiência global da rede.